5 ideias sustentáveis para uma biblioteca infantil em casa | Cachecol Editora

Ter um canto de leitura em casa é uma boa maneira de incentivar o gosto pela literatura. Se for um cantinho lindo e sustentável, melhor ainda!

Prateleiras baixas, ao alcance das crianças, cores alegres, um lugar aconchegante para sentar e alguns estímulos artísticos, fazem do espaço da biblioteca um ambiente rico e criativo. Ótimo para estimular a imaginação e o prazer de ler!

 

1. Prateleiras com calhas

 

Uma ideia bem delicada para as prateleiras da biblioteca é reutilizar as calhas. Os livros ficam bem expostos e fáceis de manejar. Deixam o ambiente leve e claro.

 

img 1

(fotos da fanpage Reciclagem, Jardinagem e Decoração)

 

2.Prateleiras de Palets

 

Os Palets também são ótimos para montar uma biblioteca bem colorida e alegre. As próprias crianças podem pintá-los com as cores preferidas. Eles podem ficar direto no chão, ou pregadas à parede (desde que seja em uma altura que a criança se sinta à vontade para escolher os livros). A ideia é estimular a independência da criança ao relacionar-se com o ambiente.

 

img 2

(Fotos do site http://www.lifewelive4.com/2013/01/dr-seuss-pallet-book-shelf.html)

 

Ou ainda mantê-los da cor natural, que também é linda! Dá um ar rústico e natural para a biblioteca.

 

img 3

 

3.Bancos feitos com pneu

 

A criança consegue ficar mais tempo atenta ao livro se estiver sentada em um lugar bem gostoso. Esses bancos feitos de pneus e cordas deixam o ambiente leve e bonito. Dão um pouco mais de trabalho, mas valem a pena!

 

img 4

Imagem: http://www.vix.com/es/imj/hogar/7278/9-formas-originales-de-reciclar-cubiertas-de-neumaticos

 

4. Para enfeitar a parede

 

A coisa mais fácil que tem é encontrar uma caixa de papelão em casa. Pode ser de cereal, de sapato ou de supermercado. E se você não encontrar nenhuma em casa é fácil de achar nas papelarias o papel panamá, que é o mesmo das caixas. Esse papelão vira uma arte bem bonita para enfeitar as paredes da biblioteca e dar um ar lúdico. É só pegar o tema preferido das crianças desenhar, cortar e pintar. Para pregar na parede uma boa fita adesiva de dois lados.

 

img 5

Sugestão: http://smallforbig.com/2014/02/diy-cardboard-animals-templates.html

 

5. Caixa de luz para ler no escurinho

 

Com a caixa de papelão também dá para fazer um quartinho cheio de luz para ler no escuro. É só fazer furos na parte de cima e colocar as famosas luzinhas de natal. A criança vai sentir que está entrando em um lugar tão poético quanto os livros que vai ler!

 

http://lifeasmama.com/10-awesome-fort-ideas-to-build-with-your-kids/

http://lifeasmama.com/10-awesome-fort-ideas-to-build-with-your-kids/

 

Agora é só caprichar na escolha dos livros para montar a biblioteca dos pequenos! Se estiver em dúvida, assista o Leiturando ( dicas de livros infantis) no www.culturandotv/facebook.com e também  procure os livros da Cachecol Editora! : )

Vana Campos